Convite Cipó de Aroeira



O Grupo de Estudos Cipó de Aroeira é uma iniciativa do Espaço Cultural Mané Garrincha. Foi criado com o propósito de investigar os clássicos do pensamento político, econômico e cultural brasileiro, bem como suas conexões que extrapolam nossas fronteiras. Em nossa caminhada, já fomos de Machado a Casa Grande; de Sergio Buarque ao Povo Brasileiro; com nossas vidas secas fomos à Itabira; e encontramos pelo caminho Policarpo Quaresma e fomos dormir no incomodo Quarto de Despejo de Maria Carolina de Jesus.
Na perspectiva de uma análise crítica da razão tupiniquim, convidamos todas/os para dar uma cipoada no lombo da visão política, econômica e social neoliberais, difundida pelo imperialismo e acatada pela mentalidade mesquinha de seus lacaios da periferia do capitalismo. Para tanto, chamamos ao nosso auxílio Ruy Mauro Marini, que em sua Dialética da Dependência, conceito criado para explicar a dependência e submissão do capitalismo na América Latina ao centro do capital, faz uma leitura ácida da condução subserviente da política e da economia pelas nossas elites governantes.
De acordo com Marini, a América foiforjada no calor da expansão comercial promovida no século XVI pelo capitalismo nascente, a America Latina se desenvolve em estreita consonância com a dinâmica do capitalismo internacional. Colônia produtora de metais preciosos e gêneros exóticos, (...).” Dessa forma, desenvolveu-se aqui um capitalismo perverso que asfixia toda iniciativa, tanto do desenvolvimentismo proposto pela CEPAL, como o projeto neoliberal da burguesia nacional, sócia menor do imperialismo, que se mantém numa zona de conforto produzido pela super-exploração da força de trabalho. De acordo com Marini, o capitalismo predatório instituído na América Latina não permite o desenvolvimento dos latino-americanos, tanto porque o próprio capitalismo é um sistema baseado na acumulação em detrimento da socialização das riquezas e principalmente porque a nossa participação na economia mundial se restringe ao fornecimento de matérias-prima com baixo valor agregado. Neste sentido, o verdadeiro desenvolvimento latino-americano só poderia ocorrer por meio de uma Revolução Socialista.
Diante da atual crise do capital, e a parcela debitada na conta dos latino-americanos pelo centro do capitalismo, entendemos que Ruy Mauro Marini em seu texto Dialética da Dependência tem muito a contribuir para a compreensão do lugar da América Latina na economia mundial, bem como as possíveis saídas para classe trabalhadora desse cativeiro da terra perpetuado pelo capital. É neste sentido que convidamos a todas/os para discutir a obra de Marini conosco.

Local: Espaço Cultural Mané Garrincha
Endereço: Rua Silveira Martins, nº 131, sala 11. Metrô Sé, saída para o Poupatempo
Data: 15/08/15, às 15h00


Nenhum comentário:

Postar um comentário