O 11 DE SETEMBRO CHILENO - FILME


O diretor inglês, Ken Loach, teve 11 minutos e 09 segundos para trazer na tela o 11 de setembro chileno de 1973. O resultado foi o esperado, com a câmera obedecendo ao comando de um mestre do cinema.
Parte de uma seleção de curtas – metragens sobre as várias perspectivas do terrorismo no mundo, o filme de Loach nos conta a história de Pablo, chileno exilado em Londres e que não se sente no direito de fazer com seus filhos, nascidos em Inglaterra, o que fizeram com ele - apartá-los de sua terra natal.
A dor de Pablo é a dor do ausente. A dor de quem já não pode regressar, mas que ainda tem forças para escrever uma carta de solidariedade aos familiares das vítimas que perderam suas vidas quando as Torres Gêmeas vieram abaixo em 2001. Pablo, assim como milhões de seus compatriotas, sabe bem o que é o terrorismo, pois viveu a experiência de um Chile livre e viu a liberdade ceifada pelo golpe militar e civil encabeçado pelo General Augusto Pinochet. Terrorismo que tirou a vida do Presidente Salvador Allende e de mais de 30 mil chilenos. Terrorismo orquestrado pelos Estados Unidos da América.

Data: 19/09/2015 – Horário: 18h30min.

Endereço: Rua Silveira Martins, 131 – sala 11 – Metrô - Sé.

Realização: Espaço Cultural Mané Garrincha

Nenhum comentário:

Postar um comentário