CAMILO TORRES, O PADRE GUERRILHEIRO – SUA VIGÊNCIA 50 ANOS DEPOIS



Por que não nos unirmos? Sim, porque já se uniram
O fuzil e o evangelho nas mãos de Camilo

- Dispersos, Ali Primera -



         Em Camilo Torres o verbo se fez carne, radicalizou-se. Sua teologia da libertação elevou o discurso da Igreja da opção para os pobres à prática militante, fundindo cristianismo e socialismo. Em Camilo não houve recusa à perspectiva do paraíso celeste, pois era um cristão. Porém, sem hipocrisia, exigiu sua base terrena - uma Humanidade regada com o pão da vida.

Nascido em 1929 no seio da classe dominante colombiana, Camilo Torres Restrepo se tornou padre por amor ao próximo. Co-fundador da primeira Faculdade de Sociologia da América Latina em seu país, Camilo investigou a formação desta sociedade a partir de suas elites no poder, marcadas pela corrupção e servilismo ao capital estrangeiro. Fabricantes da morte, ontem produziram La Violencia, esses dias o Plan Colombia e agora o Paz Colombia sem reforma agrária e com muitas commodities.
Foi por contrapor-se a unidade entre conservadores e liberais pela manutenção do poder que Camilo esteve à frente da criação do Frente Unido, congregando setores progressistas e de Esquerda na defesa dos direitos dos trabalhadores. Agindo por fora e contra o Estado.
Coerente, buscou as armas quando sua voz já pouco podia fazer pelo povo. O padre se fez guerrilheiro. Em 15 de fevereiro de 1966 a morte o encontrou em meio ao sermão da montanha, que também havia se tornado seu: Nenhum Passo Atrás! Libertação ou Morte!  
Morto, seus ideais transcenderam há seu tempo. Hoje, 50 anos depois, percorrem NUESTRAMERICA para nos lembrar que os povos nunca buscam o caminho da violência. Para ela são empurrados pelos senhores do capital. Fosse só isso e Camilo já teria razão quanto a nossa unidade necessária. Por isso mesmo, 50 anos depois, Camilo vive!


RODA DE CONVERSA SOBRE OS 50 ANOS DE CAMILO TORRES
QUANDO? SÁBADO, DIA 13 DE FEVEREIRO, ÀS 18H.
LOCAL: RUA SILVEIRA MARTINS, 131 – SALA 11, CENTRO DE SP.
REALIZAÇÃO: ESPAÇO CULTURAL MANÉ GARRINCHA
CONTATOS: ecmg.blog@gmail.com / espacogarrincha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário