Convite: Exibição do filme Libertários e Debate sobre o movimento operário do inicio do século XX



A classe operária brasileira expressou sua verdadeira alma internacionalista nas primeiras décadas do século XX.
Composta por trabalhadores nativos e uma grande massa de imigrantes europeus, a jovem classe operaria soube enfrentar a patronal de forma autônoma, paralisando a produção, quando o patrão exigia-lhe mais suor. Respondendo com a solidariedade, através do mutualismo, quando o patrão apostava na divisão entre trabalhadores. Criando espaços políticos e culturais independentes, por oposição aos alienantes espaços burgueses. 

As grandes capitais foram palcos desses acontecimentos, sendo que, enquanto a mobilização de 1907 clamava pela defesa dos militantes estrangeiros, quando o Estado oligárquico baixou a lei Adolfo Gordo que permitia expulsá-los do país, a greve do ano de 1917 paralisava a economia dos grandes centros. Assim, os imigrantes operários dão mais um passo no Brasil na constituição dos métodos de luta, da greve e pelo fim do Estado, da propriedade privada e da religião.

Perseguidos por todos os lados, os anarco - sindicalistas brasileiros resistiram como puderam e somente depois, com a política repressora e de infiltração nos seio da classe trabalhadora no governo de Getúlio Vargas, esse sindicalismo combativo sairia de cena para dar lugar a um tipo de sindicalismo que conhecemos ainda em nossos dias, o do peleguismo.

Para saudar esse passado de glória dos trabalhadores e refletir sobre o seu legado para os lutadores de hoje é que nós do Espaço Cultural Mané Garrincha convidamos a todos para essa atividade sábado, às 15h do dia 19.05.2012, como parte comemorativa do mês que se inicia com a data do dia do trabalhador. 
Faremos a exibição do documentário “Os libertários” (30 min.) seguida de apresentação e debate.

Será no espaço Mané Garrincha, 
Rua Silveira Martins, 131, Sé, próximo ao Poupatempo, Sábado dia 19 de maio às 15 horas.

Calendário de atividades do mês de Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário