Convite: sessão de cinema seguida de conversa


Filme: Machuca. Diretor: Andrés Wood. 120 min. Chile, Espanha, Reino Unido, França. 2004.

Será nesta sexta-feira, 13 de setembro de 2013, às 19h, no Espaço Cultural Mané Garrincha. Rua Silveira Martins, 131, sala 11, Sé. São Paulo/SP.


Sul da América do Sul. Início dos anos 70. Chile. Uma sociedade embuchada de vida: com seus cordões industriais, sua poesia e sua nova canção. 11 de setembro de 1973: vem a morte. Apoiados pelos Estados Unidos da América, os militares chilenos tomam o poder. Golpe de estado. Resultado: milhares de chilenos mortos. Entre estes o presidente Salvador Allende que, cercado e sob as bombas dos traidores, disse através da Rádio Magallanes: “não se detém os processos sociais nem com o crime nem com a força [...] antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor.”

Machuca fala de amizade numa sociedade ameaçada de morte porque embuchada de vida.

Neste momento, novos homens e novas mulheres reabrem à força as alamedas e avenidas da história, apesar dos gases e bombas imorais. A história não é uma rua sem saída. “Não se detém os processos sociais”, não se detém a vida. A história é nossa e a fazemos nós. Neste setembro, digamos mais uma vez não a todos os golpes dados por militares para resguardar burgueses, como no Chile em 1973 e no Brasil em 1964. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário