Atividade: "Lutadoras Presentes! Hoje e Sempre!" apresenta: Elizabeth Teixeira



“Que continuem a luta de João Pedro e a minha”.
Elizabeth Teixeira



Quem é Elizabeth Teixeira? Muito poucos saberão responder a essa pergunta. Elizabeth é uma das tantas outras militantes que deram e dão sua vida pela luta e, no entanto, por ter nascido sob o peso de ser mulher é mais uma das tantas esquecidas da história. Elizabeth foi uma das fundadoras da Liga Camponesa de Sapé (Paraíba) juntamente com seu companheiro João Pedro, assassinado por dois policiais em 1962 a mando de usineiros, não retrocedeu, ao contrário, assumiu a liderança da Liga Camponesa, com seus 11 filhos e hoje com seus tantos netos. Foi presa durante a ditadura, perseguida durante anos, viveu na clandestinidade mais tantos anos.

E é a essa “mulher do povo. Bem proletária. Bem linguaruda, desabusada, sem preconceitos, de casca-grossa, de chinelinha, e filharada” a quem nós do Coletivo de Gênero Violeta Parra em mais uma atividade com a proposta de resgate de nossas lutadoras renderemos homenagem. Não somente a ela, mas a todas as mulheres que lutam pela reforma agrária e assim pela emancipação da mulher e da luta de classes.

Chamamos as companheiras e companheiros para que venham conhecer essa lutadora da terra e tragam muitas outras militantes para enriquecer a nossa luta, porque nesse campo há muitas Rosas e muitas Margaridas, algumas simplesmente morrem, outras o mato cobre, omitindo seu aroma e sua cor, mas cá estamos para cortar esse mato e sempre trazer nossas flores de volta a vida.

Que todos aqueles que vierem saborear Elizabeth, tragam tantas outras Marias. Haverá um sarau onde todos os poemas e manifestações artísticas sobre a luta das mulheres serão muito bem vindas. Haverá comes e bebes a preços populares.

Onde: Espaço Cultural Mané Garrincha (Rua Silveira Martins, 131, sala 11, Sé, Saída pelo Poupatempo, São Paulo/SP)

Quando: Dia 23 de novembro de 2013, as 18h00min

Organização: Coletivo Violeta Parra

Nenhum comentário:

Postar um comentário