Pré-estréia do documentário SÍTIO SÃO FRANCISCO - CASA ALVO. (28/03, às 18:30hs)



Documentário: Sítio São Francisco – Casa Alvo


Quando nosso teto está em ameaça, o documentário engajado se torna arma perante as injustiças cometidas por um Estado que mais se preocupa em reinventar dívidas e prolongar nossos grilhões, do que beneficiar essa mesma população que estaria sobre sua tutela. Com início das gravações em 2014, poderemos ter acesso neste março de 2015 ao documentário Sítio São Francisco – Casa Alvo, mais uma produção da Companhia Bueiro Aberto, chegando agora ao seu segundo longa-metragem.
O documentário em foco é fruto da necessidade e da resistência que se faz necessária em um dos bairros periféricos de Guarulhos, SP. Já completando alguns anos, a ação truculenta do Estado, neste caso sendo representada pelas remoções de famílias residentes há décadas no bairro Sítio São Francisco, se tornou algo mais que cotidiano. A especulação imobiliária e ação gananciosa e predadora de instituições que representam o Estado, neste caso a CDHU, faz com que histórias e construções familiares de longa data sejam desfeitas sem quaisquer justificativas plausíveis, oferecendo aos antigos moradores de áreas ocupadas e “irregulares” uma dívida exorbitante de quase 30 anos para comprarem de forma obrigatória os apartamentos oferecidos.
Tudo isso, e mais um pouco, será trabalhado com minúcia no documentário. A luta por moradia nas grandes cidades cresce na medida em que crescem as desigualdades e a miséria promovidas por nosso sistema político e econômico que se revela insustentável para o homem. Quando nossa casa se torna alvo, a luta e a resistência se tornam elementos indispensáveis. Confira tudo isso na exibição que ocorrerá no Espaço Cultural Mané Garrincha ou acesse o canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube.


Quando: 28 de março, às 18:30hs, No ECMG. Rua Silveira Martins, 131, sala 11, metrô Sé (saída pelo Poupatempo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário