Poesia de Luta da América Latina (lançamento das Edições Trunca)

Sábado, dia 7/10, às 19h00min, o Espaço Cultural Mané Garrincha convida as "Edições Trunca" para um lançamento de antologias de poetas de luta da América Latina! São os livros: "Cantos à nossa posição - a poesia de Roque Dalton" (organização e traduções: Jeff Vasques e Lucas Bronzatto) e "Poesia de Luta da América Latina" (organização e traduções: Jeff Vasques).
Os poetas-tradutores estarão presentes para leituras dos poemas dos livros, e o espaço é aberto para manifestações artísticas de quem mais quiser, com microfone aberto!

O evento é gratuito!

Sobre os livros:

"Poesias de Luta da América Latina” é uma antologia inédita no Brasil. Aqui estão condensados alguns anos de mergulho apaixonado na história de 80 lutadores e lutadoras de 22 países, que dedicaram sua vida e versos à luta antiimperialista, anticapitalista e revolucionária. São 160 poemas que, espero, ajudem a reduzir nosso profundo desconhecimento sobre a América Latina, assim como nosso preconceito com a poesia em meio à militância. ¡Hay que enternecerse, sin perder la dureza jamás!

--

"Cantos à nossa posição" é uma seleção de poemas do poeta de El Salvador, Roque Dalton. Poeta e guerrilheiro, um dos principais nomes da poesia engajada da América Latina, e da luta pela libertação de nossos povos. Pouco conhecido no Brasil, esta é a primeira publicação de seus poemas em português, uma pequena parte de sua imensa obra. Imensa em tamanho, força revolucionária e qualidade. Roque morreu assassinado em 1975, e seus poemas seguem vivos e atualíssimos.

Algumas palavras sobre o poeta, ditas por Julio Cortazar:


"Roque é para mim o exemplo bem pouco frequente de um homem em que a capacidade poética se deu desde muito cedo mescladas com um profundo sentimento com seu próprio povo, com sua história e seu destino. Nele, desde os dezoito anos, nunca se pode separar o poeta do lutador, o novelista do combatente, e por isso sua vida foi uma série contínua de perseguições, prisões, exílios, fugas em alguns casos espetaculares e um retorno final a seu país para integrar-se à luta onde haveria de perder a vida.
(...)
Não era homem de panfletos, era homem de pensamento e por detrás e adiante e por cima de tudo isso havia sempre o grande poeta, o homem que deixou alguns dos poemas mais bonitos que eu conheço nesses últimos vinte anos. Isto é o que posso dizer de Roque e meu desejo de que vocês o leiam e o conheçam mais.” (Julio Cortazar)

--

As Edições Trunca são uma criação dos poetas Jeff Vasques e Lucas Bronzatto, para publicação de traduções de poetas latinoamerican@s. Buscam resgatar, traduzir e dar visibilidade à literatura “apagada”, “desaparecida”, “presa”, “torturada”, à arte revolucionária de Nuestra América.


2 comentários:

  1. Prezados,
    Tive a oportunidade de ouvir um poema deste livro e imediatamente despertou em mim um enorme desejo de adquirir o livro.
    Poderiam me orientar pois não encontro nos sites de compras.
    Grata.
    Jane dos Santos
    Janesann@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. também quero. indicação de Mauro Iasi
    meu contato poetamaurilio@hotmail.com

    ResponderExcluir